“AMOR É AÇÃO... E EU VOU DEMONSTRAR”

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 1,052 views
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO
‌A frase "Luz, câmera... AÇÃO" é atribuída ao diretor de cinema David Wark Griffith, como uma forma de destacar os passos mais importantes para uma gravação bem-sucedida. No entanto, toda essa preparação não significa nada sem a ação, que é quando tudo começa a fazer sentido e propósito. Ele se aplica à vida espiritual, onde temos uma "imagem ideal" da nossa igreja e das nossas atividades missionárias, mas tudo isso é inútil sem ação. Precisamos entender que o amor é ação e que é isso que precisamos fazer para cumprir a missão de Deus.
AMOR É AÇÃO... ESPIRITUAL (DESENVOLVIMENTO)
‌Quero convidá-lo para que, neste Dia Mundial do Jovem Adventista, fixemos nossa atenção nos primeiros capítulos do livro de Atos e possamos extrair pelo menos 4 princípios fundamentais sobre o amor em ação. O livro de Atos deve seu nome ao que narra, ou seja, atos realizados pelos apóstolos, sob a direção do Espírito de Deus. O que são os atos? São ações. De fato, o livro de Atos mostra um amor em ação, capaz de enfrentar perseguições, rejeição, críticas, obstáculos etc. Mostra um amor palpável que impactou totalmente a sociedade. Venha comigo e estudemos estes 4 aspectos de um amor em ação. As "câmeras" do céu já estão prontas para registrar o que acontecer, e preparadas para dar toda a assistência técnica e espiritual para que a obra saia perfeita.
Amor é ação... espiritual. Nada do que o livro de Atos narra teria sido possível sem uma base espiritual na vida de seus protagonistas. A "obra" ficou excelente na igreja primitiva porque estava fundamentada no amor e no Espírito. No capítulo 1 de Atos, versículos 4, 5 e 8, Jesus pediu paciência para seus discípulos e prometeu o derramamento do Espírito. Deus convida Seus filhos a desejarem o batismo do Espírito prontamente. Deus promete que uma vida cheia do Espírito Santo é uma vida poderosa e missionária.
Os discípulos entenderam esses conceitos, obedeceram à ordem dada por Jesus - não sair de Jerusalém - e viveram a experiência da comunhão e do derramamento do Espírito Santo. No capítulo 2, versículo 4, todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
Uma comunidade que busca o Espírito com coração humilde o achará. A partir disso, tudo é sobrenatural. A ação do céu se manifesta prodigiosamente entre eles, e a sociedade reconhece que Deus está neles e com eles. Eles se tornam uma igreja relevante, uma comunidade relevante.
Mas essa ação espiritual deve ser permanente. Tendo já recebido o Espírito, a Bíblia nos diz que a "alimentação bíblica e espiritual" era permanente neles. No capítulo 2, versículo 42, perseveravam na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações. Perseveravam é uma ação contínua, permanente e ininterrupta. Baseavam seu amor a Deus e seu amor entre eles como irmãos na doutrina bíblica. Fortaleciam suas convicções em uma vida de oração. Assistiam às reuniões de adoração com o coração alegre, sabendo que era o caminho certo.
É importante ter uma comunidade baseada no espiritual. Amados irmãos e irmãs, estamos vivendo em um tempo em que nossa geração anseia pela manifestação da glória de Deus em nossas vidas e em nossas igrejas. Mas muitas vezes, não estamos dispostos a pagar o preço dessa manifestação. Precisamos nos encher do poder de Deus e amá-Lo, passar tempo com Ele, falar Dele e viver por Ele.
E o que isso tem a ver com o Espaço Jovem, nossas unidades de ação da Escola Sabatina? Queridos, a Escola Sabatina é o coração da igreja, a base para uma igreja amorosa e relevante. Precisamos conhecer a Fonte do amor, pois a Bíblia nos mostra que Deus é amor. Se queremos aprender a ter um amor em ação, precisamos entender quem pode encher nossa vida dele.
Por isso, irmãos e irmãs, abramos diariamente a nossa Bíblia para aprendermos mais de Deus e vivermos atos de amor em nossa vida diária. Não desperdicemos a lição que nos é dada. Se ainda não há um Espaço Jovem em nossa igreja, Deus nos desafia hoje a sermos a geração que o inicie e fortaleça.
Então, eu convido todos vocês a repetirem comigo: "Eu vou fortalecer meu estudo da Palavra". E que o Espírito Santo nos guie e nos dê força para seguirmos em frente, conhecendo e amando cada vez mais o nosso Senhor. ‌
AMOR É AÇÃO... SOCIAL
‌Amados irmãos e irmãs, o amor é uma ação, e essa ação deve ser social. Como bem disse Aristóteles, somos seres sociais por natureza, e precisamos uns dos outros para complementar e fortalecer nossa existência. A igreja do amor em ação descrita em Atos 2:1 era uma comunidade socialmente coesa, um grupo de amigos que esperavam a breve volta de nosso Amigo de todos, Jesus Cristo. Eles se preocupavam em passar tempo juntos, estudando a Palavra, conhecendo-se e fortalecendo vínculos. Isso é o que nossos Pequenos Grupos devem ser, nossas comunidades de amigos, onde nos conhecemos mais profundamente e onde a vida cristã é vivida no dia a dia.
Não se contente com uma rica vida doutrinária e bíblica apenas no culto de sábado. A vida cristã é também relacionar-se, conhecer-se e amar-se. Por isso, cuide do seu PG, participe, seja ativo e programe-se para isso. Se sua igreja não tiver PG, decida hoje construir um AMOR EM AÇÃO... SOCIAL, e ativar esse ministério tão maravilhoso. Lembre-se sempre: há tempo para tudo, e incluir seu PG em seu calendário permanente depende em grande parte de você. Assim, juntos, vamos repetir a seguinte frase: “EU VOU... ser mais amigável”. (Faça com que a congregação repita essa frase em voz alta.) Que Deus abençoe a todos!
AMOR É AÇÃO... SOLIDÁRIA
‌Como disse Martin Luther King, se ajudarmos apenas uma pessoa a ter esperança, nossa vida não terá sido em vão. E como podemos fazer isso? O coronel James H. Doolittle disse que não há nada mais forte no mundo do que o coração de um voluntário. E isso é verdade! Todos os dias, em todos os lugares do mundo, há alguém que precisa de nossa compaixão e solidariedade. E onde podemos encontrar um exemplo de amor em ação? Na igreja do livro de Atos, vemos que os cristãos vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade. E não havia necessitado algum entre eles, pois todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido e o depositavam aos pés dos apóstolos. E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.
Essa comunidade de amor e serviço era revolucionária em seu desapego material e preocupação com o humano e o fraterno. E é isso que atrai corações humildes que buscam esperança. Ellen White nos diz que não há verdade mais poderosa do que aquela que se manifesta em obras de misericórdia aos que necessitam de nossa simpatia e auxílio. Quando praticamos os princípios da regra áurea, o evangelho é apoiado pelo mesmo poder que o acompanhava na era apostólica.
E é por isso que o movimento Calebe tem penetrado tão profundamente no coração dos jovens adventistas, pois é evangelismo prático. É importante cuidarmos desse movimento e apoiá-lo como igreja, pois nos permite alcançar pessoas que jamais abriram uma única página da Bíblia, mas que abriram seus lábios para pedir ajuda. É uma maneira de fazer igreja que deve ser permanentemente cuidada com amor.
Se ainda não desenvolvemos um Calebe como igreja local, agora é o momento. Nossos vizinhos e bairros desejam encontrar uma igreja que viva o que fala, que ame os rejeitados e que dê testemunho vivo do que é o amor. E essa igreja é a Igreja Adventista do Sétimo Dia, à qual você pertence. Repitam comigo: "Eu vou deixar marcas de esperança". Que possamos ser voluntários do amor em ação e deixar marcas em todos aqueles que cruzarem nosso caminho.
AMOR É AÇÃO... MULTIPLICADORA
‌Como nos ensina Atos 2:41 e 47, o batismo é a decisão natural de um coração que recebe plenamente a Palavra de Deus, e a multiplicação será o fruto natural de uma igreja onde o Amor é Ação. Deus acrescenta à igreja aqueles que devem ser salvos, mas qual é o nosso papel nessa multiplicação? Como igreja, devemos pregar a esperança e viver uma vida de testemunho do que essa esperança pode produzir no coração humano. Devemos desejar nos multiplicar e aumentar essa linda família, pois somos parte desse sonho de Deus. Para isso, precisamos ativar o amor em nossas vidas, deixando de ser apenas um princípio teórico para se tornar algo prático, palpável e visível. Vamos dirigir nossas classes bíblicas com força, procurar alguém para compartilhar o estudo bíblico JA deste ano e compartilhar Jesus em todos os meios. Repitam comigo: "EU VOU... compartilhar Jesus com mais força". Que o amor de Deus esteja sempre presente em nossas vidas, multiplicando nossas bênçãos e fazendo-nos cada vez mais próximos do nosso Senhor Jesus Cristo.
TESTEMUNHO
‌Quero compartilhar com vocês hoje a história de Maria Celeste. Ela cresceu em um lar adventista, cheio de amor, alegria e participou fielmente do seu Clube de Desbravadores. No entanto, ela se deixou levar por um relacionamento tóxico com um rapaz que não era cristão e acabou sofrendo abusos verbais, psicológicos e físicos. Isso a afastou de Deus e da igreja, levando-a a anos de depressão e baixa autoestima. Mas o nosso Deus é maravilhoso e colocou em seus irmãos de igreja um plano de amor. Eles escreveram cartas sinceras, demonstrando que Maria Celeste era amada e valiosa para Deus e para a igreja. Com essas cartas, foram até a casa dela em um sábado à tarde, cantando hinos e louvores. Quando Maria Celeste viu essa demonstração de amor, sentiu como se fosse um "grito do céu" dizendo: "Eu estou aqui, filha. Eu te amo e você é parte da minha família". As cartas foram o remédio que seu coração precisava e ela voltou para a igreja, mais forte e confiante no amor de Deus. Que esse testemunho nos inspire a amar e cuidar uns dos outros, e a sempre nos lembrarmos do valor que temos diante de Deus.
APELO
‌Amados irmãos e irmãs, Deus nos chama neste momento para lembrarmos do propósito da nossa presença nesta casa sagrada. Diante de uma taxa alarmante de suicídios e depressão no mundo, de casamentos quebrados e pessoas afastando-se da família de Deus, precisamos nos perguntar: vale a pena aceitar hoje que o amor é ação? É hora de clamarmos a Deus para que Ele nos guie e abra nossas mentes aos Seus planos para que possamos ser executores deles. Será que a geração que proclamará com poder o último convite para a humanidade chegou? Será que hoje é o dia de dizer "eis-me aqui"? Se neste momento houver um coração disposto a agir como Deus deseja, que reconheça que seu cristianismo deve ser transformado pelo Espírito de Deus, que esteja desejoso de ser mais amigável ou solidário, eu peço que se levante e venha aqui à frente. Juntos, vamos pedir a Deus que realize o milagre que tanto precisamos, para que possamos ser uma amada comunidade de amigos que esperam o melhor Amigo de todos. Oremos!
Related Media
See more
Related Sermons
See more